NOVIDADES

Arcebispo de Brasília nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada

 

 

O papa Bento 16 nomeou, nesta terça-feira (04/01), o arcebispo de Brasília, dom João Braz Aviz, como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Dom Aviz sucede o cardeal francês Franc Rodé, 76 anos, que pediu renúncia da função por limite de idade (75 anos), conforme prevê o Código de Direito Canônico.
Dom João Braz permanece como Administrador Apostólico até fevereiro, quando o Santo Padre o chamará a Roma. A despedida oficial será em uma missa, com data ainda a ser definida. Ainda não foi nomeado o sucessor de Dom João na função.

"Nestes quase 7 anos na Arquidiocese, experimentei a graça de servir a uma Igreja Unida, Fiel e Generosa! Confio esta nova etapa de minha vida ao Senhor, que pode me sustentar", disse o Arcebispo durante uma coletiva de imprensa  na manhã desta terça-feira, 4, na Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral, para falar sobre a nomeação.
Dom João Braz de Aviz nasceu em Mafra, Diocese de Joinville (SC), em 24 de abril de 1947, após ter frequentado os estudos filosóficos no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, e na Faculdade de Palmas (PR). Completou os estudos teológicos em Roma, junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, e foi laureado em Teologia Dogmática junto à Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992.
Foi ordenado sacerdote em 26 de novembro de 1972 e encardinado na Diocese de Apucarana, desenvolveu seu ministério como pároco em diversas paróquias, como Reitor do Seminário Maior de Apucarana e de Londrina, e como professor de Teologia Dogmática junto ao Instituto Paulo VI em Londrina. Foi também membro do Conselho presbiteral e do Colégio dos Consultores, bem como coordenador-geral, da pastoral diocesana de Apucarana.
Em 6 de abril de 1994, foi eleito para a Sede titular de Flenucleta, como Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, e recebeu a consagração episcopal em 31 de maio do mesmo ano. Transferido como Bispo de Ponta Grossa (PR) em 12 de agosto de 1998, foi promovido a Arcebispo de Maringá em 17 de julho de 2002 e nomeado Arcebispo de Brasília em 28 de janeiro de 2004.
Em maio de 2010, organizou o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu junto ao 50º aniversário da cidade.
Ouça abaixo a íntegra do pronunciamento de Dom João Braz:



 
Veja também:
Mande sua mensagem para Dom João Braz. 
Envie um e-mail para site@arquidiocesedebrasilia.org.br