QUEM SOMOS

Shofar: A verdade em diálogo com o mundo

Shofar é uma palavra hebraica que significa 'chifre de carneiro' e costuma ser utilizado como instrumento sonoro nos povos orientais. O seu uso é muito comum no mundo bíblico e o som que produz está associado aos ritos de culto do povo israelita. No Antigo Testamento aparece ligado ás proclamações dos reis, ao início do combate e, de modo muito especial, ao anúncio do Rosh Hashaná (o Ano Novo). Nesta festa judaica, o shofar guarda um duplo sentido muito profundo. Por um lado, ele anuncia a iminência do juízo de Deus sobre todo ser vivente e, por outro, o seu som tem caráter de memorial, porque lembra a Deus o carneiro oferecido em sacrifício por Abraão em lugar de Isaac e, desse modo, lembra a Deus da fidelidade que Ele mesmo jurou a toda a humanidade.


Em pé como sentinela vigiando no alto da atalaia, o nosso Shofar sai ao encontro do homem e do mundo para dialogar com eles desde a razão iluminada pela fé na Verdade, que é Cristo, cuja beleza repercute em todas as dimensões da vida (política, economia, cultura, arte, religião, sociedade, ciência...) O seu toque despertará e tirará a muitos da frustração, da insatisfação e da rebeldia em que caíram as suas vidas, lhes infundirá a esperança e o retorno à paz que perderam. O shofar anuncia o cumprimento de aquilo que foi revelado faz dois e mil anos atrás e que está acontecendo nestes tempos decisivos, mas ainda não de modo definitivo: a plenitude dos tempos já passou e agora a nossa vida, o mundo, tudo dirige-se ao encontro de Aquele que é a Palavra desde o princípio. Eis o tempo da graça e da salvação!
Shofar soa para todo o mundo, porque a sua inspiração é o amor de Deus que age nos corações dos homens e os transforma, independentemente das suas crenças, opiniões, idades ou culturas. Shofar abre-se ao diálogo com todos para responder às necessidades que as pessoas sentem hoje de algo que seja firme e que não caia no esquecimento com o passar do tempo. Shofar busca incentivar a participação de todos para promover a cultura da vida, a civilização do amor e a alegria de uma vida plena. Todos aspiramos a isso. Sabemos que a felicidade é palpável e profunda, tão profunda como enxergar a nossa vida e os acontecimentos que formam parte dela a partir do único e verdadeiro amor como chave de leitura.
Shofar não deixará impassível a ninguém, augurando a consternação de muitos que, perante o anúncio desafiante da Verdade nestes tempos difíceis, sentir-se-ão obrigados a decidir: ou com a Vida ou contra ela. Até para aqueles que vivem como se Deus não existira, Shofar tem uma palavra a dizer-lhes e uma missão a cumprir, porque tudo vai direcionado para um fim último (também esta vida presente). Shofar despertará a necessidade que o homem tem de comunhão e de viver doando-se aos outros. O seu som fará ressoar na nossa consciência o retorno à fé em Deus, no Cristo, na palavra da Igreja. Porque fé e razão se amam e se buscam, uma precisa da outra. Em fim, Shofar se propõe formar a nossa consciência ordenando-a para a realidade que dá firmeza a todas as coisas, isto é, para a Verdade que é Jesus Cristo, o Verbo de Deus encarnado que ilumina a vida de todo homem e a dirige – de fato – à sua plena felicidade.


Deus, que está no centro dessa iniciativa, movimenta e impulsiona a equipe de pessoas dedicadas a compreender a história, a refletir, pensar e escrever para desenvolver um diálogo sério com o mundo desde a Verdade.


Somos o Pe. André Lima (Coordenador do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Brasília), Caio Lima (Assessor para Redes Sociais da Arquidiocese de Brasília) e o Pe. Marcos Sabater (Licenciado em Jornalismo) que estamos atrás desta grande aventura.