sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Biodiversidade e a Sustentabilidade

Por Padre André Lima
Superintendente da Rádio Nova Aliança
Assessor de Imprensa da Arquidiocese de Brasília




Ao continuar com as reflexões da Campanha da Fraternidade deste ano, um tema que é muito discutido, hoje em dia, é o da biodiversidade. Porém, o que é isto? Biodiversidade, então, consiste na diversidade biológica em todas as suas formas: ecossistemas, espécies e genes.
É algo que vem se constituindo a mais de três bilhões de anos. Todavia, ela vem sendo ameaçada e, vale lembrar que, este processo pode ser irreversível.
E é inevitável não associar tal ameaça ao aquecimento global que caminha do lado da miséria no mundo. Segundo o texto base, cerca de um bilhão de pessoas ainda sofrem com a fome. E é contraditório, pois em um tempo de diversificação alimentar e safras recordes, nos deparamos com um crescimento agrícola que não segue uma verdadeira distribuição de alimentos para todos.
Com isto, apesar da expansão agrícola que impacta a biodiversidade, agrava também os problemas ambientais como o aquecimento global e as suas consequências climáticas.
Neste debate pela preservação da biodiversidade, um dos itens que também vem preocupando o mundo é o uso de um importante recurso natural: a água.
Em julho do ano passado, na Assembleia Geral da ONU foi aprovada uma resolução onde afirma que a água e o saneamento básico são direitos humanos essenciais. Mas será que são mesmo? Será que na prática são respeitados como um direito humano?
Em alguns países, porém, a água não vai passar de um direito no papel! Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil, por exemplo, corre o risco de chegar em 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. Os dados apontam para 55% dos municípios brasileiros que poderão ter déficit no seu abastecimento de água. Citamos, entre eles, as grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal.
Quem faz este diagnóstico é o Abastecimento Urbano de Água Brasil - ATLAS BRASIL que, na semana passada, divulgou seus dados pela Agência Nacional de Águas (ANA).
Apesar de o dia mundial da água ser uma iniciativa nascida em 1992, na Conferência sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, promovida pela ONU no Rio de Janeiro, a ECO 92, muita coisa ainda precisa ser implementada.
No Jornal do Vaticano, L´Osservatore Romano, segundo o portal Agência Ecclesia, o papa Bento XVI nos diz que a água é uma riqueza a subtrair às leis do mercado. Ela é um bem essencial e indispensável que o Senhor deu ao homem para manter e desenvolver a vida, sendo considerada como “um bem a ser especialmente protegido através de claras políticas nacionais e internacionais”.
Não podemos ver mais a água como um bem econômico simplesmente. Contudo, o seu uso deve seguir uma racionalidade e uma solidariedade, sendo fruto de uma sinergia equilibrada entre o setor público e o privado.
Diante deste debate entre recursos naturais e biodiversidade, é necessário falar também de sustentabilidade. Muitas pessoas imaginam que a Igreja Católica é contra o desenvolvimento e o progresso das nações. Este modelo de progresso utilizado hoje, certamente ela é contra e é objeto de sua crítica! Por isto, o assunto sobre sustentabilidade é tão polêmico.
É importante harmonizar a economia, o meio ambiente e o bem estar social. A intenção é a possibilidade de desenvolvermos e respeitarmos os limites suportáveis da Terra.
Para isto, é preciso rever o nosso consumo (aquilo que é supérfluo e excessivo), rever os processos econômicos, a lei vigente do mercado internacional, gerando novas atitudes, e diga-se de passagem, o mais depressa possível, porque pode ser tarde demais!
O tempo em que estamos, este tempo Quaresmal, prezado leitor, é importante, pois nos chama à conversão. E esta significa mudança. Diante daquilo que você leu agora a pouco, em que você pode mudar? Será que pode assumir novos hábitos de consumo? De evitar os excessos no consumo da água? Respeitar a natureza? Criar uma consciência na família sobre sustentabilidade? No final das contas, cabe a você começar este processo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário