sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Fraternidade e Saúde Pública

Pe. André Lima
Superintendente do Sistema Nova Aliança de Comunicação


Prezado leitor, a cada ano, a Igreja no Brasil, através da CNBB, propõe um tema de reflexão, a partir da Quaresma, para os cristãos no Brasil, propondo ações para mudanças que atingem a sociedade. Este ano, o tema é: “fraternidade e saúde pública” e o lema: “que a saúde se difunda sobre a terra”.

Em nossa Arquidiocese foi criada uma Comissão de Animação da Campanha da Fraternidade – CF em parceria com a Comissão Justiça e Paz. Tal comissão conta com um grupo de voluntários e com alguns padres para a elaboração do programa, sugestão de palestras e indicação de depoimentos.

Isto porque a situação da saúde no Brasil e, especialmente no Distrito Federal, está bastante precária. E esta questão não é preciso fazer uma elaboração de teorias, mas uma constatação quanto ao uso dos serviços públicos. E certos questionamentos que são feitos precisam ser tratados para gerar uma conscientização.

A campanha não tem o interesse simplesmente de culpar os gestores públicos ou mesmo os políticos, porém gerar uma consciência quanto ao uso do serviço e da busca pela realização dos direitos do cidadão através de políticas públicas para saúde.

E isto é dito no objetivo geral do texto-base da CF 2012 que nos afirma: “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde.”

É importante entronizar o que será debatido em nossas paróquias e em toda a Igreja do Brasil quanto à saúde. E os objetivos específicos nos apresentam um panorama que cada católico, cada cidadão, cada usuário do sistema de saúde precisa estar consciente.

Com o objetivo de explicar o tema e o texto base da campanha da fraternidade 2012, a arquidiocese de Brasília fará amanhã, dia 11 de fevereiro, um encontro de formação para agentes de pastorais, movimentos e entidades, na Universidade Católica de Brasília, Taguatinga sul.

A intenção este ano é dinamizar o encontro e torná-lo mais prático. Serão discutidos assuntos como os direitos e deveres dos usuários dos serviços públicos de saúde, as prioridades estabelecidas pela arquidiocese, alguns procedimentos de instalação das pastorais de saúde, da criança e da pessoa idosa nas comunidades paroquiais.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas no dia e local do evento. Haverá possibilidade de almoço no local a preços populares. O encontro será realizado das 8h30 às 17h. E a entrada é franca.

A comissão refletirá que o encontro de formação é um momento específico para os agentes terem as condições e a consciência de estimular a comunidade paroquial para que o processo de animação da CF 2012 seja um instrumento de promoção da ação pastoral da Arquidiocese.

A intenção é que haja uma promoção na Arquidiocese, especialmente nas paróquias, palestras, fóruns, debates, seminários com especialistas sobre temas ligados à saúde (SUS, conselhos de saúde; plano gestor de saúde do DF, programa saúde da família-PSF) bem como a utilização, de acordo com a disponibilidade de cada comunidade, dos meios eletrônicos para discussão dos referidos temas

Hoje, para a organização e aplicação de uma Campanha da Fraternidade se faz necessário uma estrutura. Por isto, a comissão de animação quer incentivar a criação ou reorganização das pastorais da saúde, da criança e pessoa idosa em todas as paróquias da arquidiocese, bem como incentivar a criação das comissões paroquiais de animação de campanhas – CPAC, nas paróquias e o equivalente nas pastorais, movimentos e serviços de leigos de alcance arquidiocesano.

Acompanhe pela rádio Nova Aliança que fará a cobertura total deste evento e das ações que acontecerão durante a quaresma sobre a campanha da fraternidade. Junte-se a nós nas ações de conscientização sobre a importância da saúde pública para a composição de uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário