quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ao encontro da 28º JMJ no Rio




Diácono Marcos Sabater

Paróquia Santa Maria dos Pobres, Paranoá

Jornalista



Jesus Cristo, o eterno jovem


A Igreja lembra com alegria e emoção os dias passados em Madri por conta da 26º Jornada Mundial da Juventude. Aquele encontro multitudinário constitui para muitos de nós um sinal de que o espírito de Jesus Cristo está vivo e age na história de cada homem. Deus é o Senhor dos vivos, coloca-nos a caminho dos acontecimentos, marca conosco o momento e o local precisos do próximo encontro: julho de 2013, no Rio de Janeiro!


Na homilia da Missa de domingo, o papa Bento XVI disse aos jovens que “o Senhor vos quer bem e vos chama seus amigos”. Como poderíamos definir a amizade com Jesus? Os verdadeiros amigos compartilham um mesmo destino a ponto de que os dois sofrem juntos e um deseja o bem do outro.


Cristo quer “acompanhar-vos no vosso caminho, para vos abrir as portas duma vida plena e tornar-vos participantes da sua relação íntima com o Pai”. Ao final essa é a vontade do Pai: que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou. Uma vida feliz consiste na capacidade de doação total e plena, e isso só é possível por meio da fé.


A fé “não é fruto do esforço do homem, da sua razão, mas é um dom de Deus”. O homem do século XXI vive totalmente desenganado pelo mundo e pelas ideologias. Não se sente satisfeito e a sua sede de amor adquire dimensões abismais. Ele não quer saber de tratados nem de teorias, ele precisa “ver” o amor encarnar-se na vida das pessoas.


É assim que o homem que desconhece Cristo sente-se atraído pela beleza de uma vida com pleno sentido. “A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo”, afirmou o Papa.


Jesus é o novo Adão, aquele que tem o poder de dar a vida eterna a todos os que a recebem e acolhem. “Se alguém está em Cristo, é uma criação nova: o ser velho desapareceu, e eis presente um ser novo”, escreverá São Paulo aos seus catequizandos (cf. 2 Co 5,17; Gl 6,15). Se estivermos unidos a Cristo e Ele permanecer em nós, o nosso homem interior se renovará de dia para dia. É assim que em nós está sendo restaurada a imagem do Criador, revestindo-nos de Cristo (cf. Rm 13,14).


Estarmos cientes de que Jesus nos ama e de que jamais abandona seus irmãos nos dá asas para voar e já experimentarmos o céu de modo antecipado. Pelo contrário, “quem cede à tentação de seguir «por conta própria» ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele”.


Na nossa caminhada de fé e de vida cristã, o Papa nos dá as dicas para não desanimar: “Ter fé é apoiar-se na fé dos teus irmãos, e fazer com que a tua fé sirva também de apoio para a fé de outros”. Inseridos nas diversas comunidades e movimentos da paróquia, nós, jovens, cresceremos na amizade com Jesus Cristo. Através dos sacramentos da Eucaristia e do perdão alimentaremos a nossa motivação para seguirmos as pegadas do Senhor. Encontraremos descanso e adquiriremos discernimento na oração e na meditação da Palavra de Deus.


Só assim a nossa vida se tornará sal e luz para o mundo. “Desta amizade com Jesus, nascerá também o impulso que leva a dar testemunho da fé nos mais diversos ambientes, incluindo nos lugares onde prevalece a rejeição ou a indiferença”, concluiu o Papa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário