Prezado leitor, vamos começar a meditar a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini do papa Bento XVI.
Antes de iniciar a sua importância, é preciso explicar o que é uma Exortação Pós - Sinodal! O Papa, como vigário de Cristo, tem a autoridade de convocar bispos especialistas para estudar um determinado assunto o qual chamamos de Sínodo. É a realização de um caminho juntos do sucessor de Pedro para discutir algum tema de importância. Após este encontro, o Papa escreve um documento que denominamos exortação.
Pois bem, há exatamente um ano, o papa Bento XVI lançava o documento Verbum Domini, ou seja, Palavra do Senhor que trata da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.
Em alguns momentos, pense na importância da Palavra de Deus na vida pastoral da Igreja!! Segundo o Papa, a Palavra do Senhor permanece eternamente. Esta Palavra entrou no tempo, o Verbo se fez carne e habita entre nós. Ela é a Boa Nova! Ele exorta a todos para realizar um encontro pessoal e comunitário com Cristo. Este encontro leva a participação na vida de Deus, onde a alegria é completa.
Devemos nos perguntar, porém, qual o lugar onde podemos fazer tal encontro? Sabemos que pelos sacramentos, pela vida em comunidade em nossas paróquias, no encontro com o próximo, mas, sobretudo, adentrando na palavra de Deus, nas sagradas escrituras.
Jesus, segundo Bento XVI, é a sabedoria de Deus encarnada, sua palavra eterna feita homem mortal. A relação pessoal com as escrituras faz com que se perceba da vitalidade e da atualidade desta palavra.
Na primeira parte, Deus na sua infinita bondade e poder conversa com os homens como amigos e convive com eles para os convidar para uma comunhão com ele.
Deus se revela, se comunica com os homens. A palavra divina se exprime ao log de toda a história da salvação e tem a sua plenitude no mistério da encarnação, morte e ressurreição do filho de Deus.
A exortação nos diz que o cristianismo é a religião da palavra de Deus, do Verbo encarnado e vivo. Através da revelação bíblica podemos descobrir o fundamento de toda a realidade que nos cerca.
A Palavra nos liberta. Ela nos convida a conhecer o nosso criador, observando a criação a partir da revelação da palavra. Na criação é onde se desenvolve toda a história de amor entre Deus e a sua criatura.
A partir desta introdução à Exortação, sinta-se convidado a entrar em contato com a palavra de Deus.
Por Pe. André Lima.
Por Pe. André Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário