sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Santidade é só para os Santos?


Prezado leitor, neste princípio do mês de novembro, que se iniciou no dia de todos os Santos, convém meditar sobre esta realidade que atinge a todos nós: a santidade.

A santidade é um caminho que devemos fazer para a nossa realização humana e espiritual. Uma realização baseada em Deus. Consiste também em uma nova visão da nossa própria realidade.

Buscar viver a santidade significa uma procura da essência da nossa vida que está em Deus. Quem pode nos satisfazer plenamente nesta vida? Onde se encontra a razão do meu viver? Onde encontro a minha verdadeira felicidade?

O encontro com Deus, podendo ser feito todos os dias, é um caminho concreto de santidade. A procura de Deus nos faz encontrar com as pessoas! As pessoas passam a ser sinais desta realidade concreta onde posso viver e praticar a minha santidade!

O que falar das nossas situações de cada dia: no trânsito confuso, nas filas dos bancos, nos ambientes desafiadores do trabalho, nas escolas e universidades, com os nossos familiares, em nossas diversões, nos relacionamentos com os amigos, com os colegas de trabalho? Enfim, em todos estes momentos, somos chamados a ser santos.

A caridade, o respeito, o serviço, a humildade, a prudência, entre outras virtudes, devem fazer parte da pessoa que tenta ser santo.

Ser santo...não é algo careta ou ultrapassado! Algo destinado aos mais velhos ou aos religiosos! Porém, é uma escolha de vida destinada a todas as pessoas de todas as idades.

Uma prova disto é que na história da Igreja, temos santos de todas as idades!!! E o mundo hoje precisa muito de santos e de pessoas que buscam ser estes luzeiros neste mundo carente.

Sem uma postura puritana e legalista, contudo sendo sal e luz neste mundo tão necessitado de pessoas firmes na fé, que dão testemunho deste deus misericordioso, e que buscam transformar o mundo a partir da caridade.

Por isto, meu irmão e minha irmã, vamos percorrer este caminho que o senhor Jesus Cristo nos propõe: ser santo como o nosso Pai do céu é santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário